Print this page
Written by  2014-07-15

MTE abre consulta pública para discutir periculosidade de motoboy

(0 votes)
Bolsões motoboy
Bolsões motoboy Foto: Internet

O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE iniciou no dia 15 de julho de 2014 o processo de consulta pública para regulamentar o adicional de periculosidade dos motoboys. Qualquer pessoa poderá dar sua opinião a respeito do pagamento de 30% sobre o salário dos profissionais que exercem seus trabalhos com motocicletas, devido aos riscos que a atividade oferece.

O adicional foi criado pela Lei 12.997, de 18 de julho, e será regulamentada depois de receber as avaliações da sociedade a respeito do texto técnico básico que ficará exposto durante 60 dias na internet.

O departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, da Secretária de Inspeção do Trabalho, vai coordenar a regulamentação. Dadas as opiniões públicas, o debate será feito por um grupo de trabalho tripartite, com participação de trabalhadores, empregadores e governo.

A consulta pública e vista com bons olhos, já que após essa consulta, as partes envolvidas vão discutir como será feita a regulamentação. Muitos empregadores estimam aumento médio de 25% sobre os valores dos serviços de motoboy no mercado, e quem vai sentir essa diferença é o cliente.

O Secretário de Inspeção do Trabalho (SIT), Paulo Sérgio de Almeida, disponibilizou para consulta pública, por meio de portaria, texto técnico básico da criação do anexo 5 (Atividades Perigosas em Motocicletas) da NB 16 (Atividades e Operações Perigosas).

Segue abaixo o link onde contém o inteiro teor da portaria para consulta. http://portal.mte.gov.br/seg_sau/consultas-publicas.htm.
Envie suas sugestões para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Redes sociais

share on facebook share on linkedin share on pinterest share on twitter

Related items